domingo, 23 de agosto de 2009

Para o amigo Antônio Neto.

Hoje aconteceu um fato que me deixou bastante intrigada. Estava eu lá na escola, quieta trabalhando no estágio, quando a professora pede gentilmente que eu dirija uma atividade com os alunos.

O exercício tratava do significado dos nomes. Muito interessante, não fosse o primeiro nome Antônio! rsrsrsrs, dizia assim:
Antônio: inestimável, que não tem preço.

Não tive como não lembrar do meu amigo querido, e por fim, escrevi esta pequena declaração que para alguns pode não significar nada, mas o importante mesmo é o que significa pra mim! E quem o conhece sabe muito bem disso.

O seu retorno se presta agora a reflexão de valores. Alguns deles são óbvios, banais, superficiais. Um exemplo: acredito eu ter memória curta. Outro: ele também tem. Reflexões dessa natureza não são relevantes – aliás, nem irrelevantes-para o meu bem estar. A questão é tentar decifrar os sinais codificados.

À primeira vista ele reúne o que há de mais glorioso, a visão dos que o cercam certamente os remetem mais a embalagem do que ao conteúdo. Não a uma embalagem qualquer, mas sim a uma embalagem de alto nível. Jovem, muito bonito, bem vestido, firme, positivo, com amplo domínio, articulado, nossa são tantos adjetivos.

Eu diria que todo esse privilégio mostrou o fato de que o conteúdo é superior à embalagem. Um menino simples, apesar de seu refinamento. Caráter e personalidade fortes escondidos atrás da timidez, só aparentes. Qual o limite moral de quem já se apaixonou por alguém assim? De quem já amou alguém assim? Eis a solução. Mudanças de prioridades. Fase que simboliza a mudança estava produzindo frases coordenadas, agora produzo textos. Que retrato. Ele está superprotegido, quase avesso à competição e ao risco.

Não importam as razões que me levaram a esse fim. Talvez ele tenha seguido seu instinto, repetindo frases e gestos que pareciam comuns. Talvez ele tenha se deixado influenciar por experiências passadas. Visto o triunfo do conteúdo sobre a embalagem, ele nem soubesse direito o que estava fazendo, mas fez. E em meio a tantas sombras que marcam o seu retorno há um raio de luz que diz que é verdade. Ainda que por acaso, uma espécie rara, dulcíssimamente, na minha história.

Um comentário:

  1. Hehe. Para te falar a verdade, é a primeira vez que leio algo no teu blog, Su. Apesar de ter lido outras de suas criações. hehe. Acho interessante o quanto a amizade é importante para a construção de nossa personalidade.
    Temos muitos "Antônios" em nossas vidas, mas precisamos compreender o valor de cada um para saber agir de diferentes formas.
    De todas as frases desse texto, a que eu considero a mais importante segue ao lado: "escrevi esta pequena declaração que para alguns pode não significar nada, mas o importante mesmo é o que significa pra mim!"
    Isso pra mim é o mais importante. O significado das coisas depende muito de cada pessoa e o que pode ser o mais banal, às vezes não o é, pois depende do que se quer expressar e é tão difícil fazer as pessoas entenderem isso. Enfim, amei o post.
    Bjos, Suuu

    ResponderExcluir